12/04/2024
Evento conecta grandes empresas a startups para fomentar projetos de inovação aberta, na ExpoLondrina
Com a proposta de fomentar iniciativas de inovação aberta e aproximar startups de grandes empresas que atendem o setor do agronegócio foi realizada, na tarde desta quinta-feira (11), a terceira edição do Challenge Smart Agro, no Pavilhão Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na ExpoLondrina 2024.
Participaram como empresas âncoras a Cooperativa Integrada, a TOTVS e a Sicredi Dexis. Previamente ao evento, elas lançaram desafios e oportunidades para que seis micro e pequenas empresas de base tecnológica pudessem se conectar e oferecer soluções para as demandas.
A Clickweb se inscreveu para o desafio pela primeira vez e trouxe três soluções para apresentar durante as rodadas. Com 21 anos de atuação no mercado, a empresa atua com a geração de novos produtos e lançamento de startups.
“Trouxemos para o Challenge casos de sucesso nas áreas de rastreamento de provas do campo, como soja, milho e trigo; integração de unidade climática; e aplicativos e portais para relacionamento com clientes B2B e B2C”, afirma o CEO da empresa, Paulo Henrique Ferreira.
Para o gerente de ciclo de crédito da Sicredi Dexis, André Luiz Zamoro, empresa que estreou no desafio em 2024, o evento foi uma oportunidade de buscar ideias inovadoras para atender aos produtores rurais associados. Entre os desafios propostos aos participantes, estavam o acompanhamento via satélite de propriedades rurais, facilitação de acesso a documentações e mensuração do endividamento dos produtores.
“São desafios mais operacionais do atendimento ao setor do agronegócio. Precisamos de apoio nessa área”, conta Zamoro.
Veterana no Challenge, a Cooperativa Integrada, representada pelo gerente de planejamento e desenvolvimento, André Galletti Junior, trouxe como desafios testes para controle de fraudes ou adulteração de fertilizantes, rastreabilidade de produto e monitoramento climático.
“São desafios que, muitas vezes, dentro da empresa a gente não consegue atender, por isso buscamos parceiros no mercado”, comenta Galletti.
O CEO da Quality Storm, Brahim José Málaque Neto, trouxe soluções para desafios apresentados pela Cooperativa Integrada e Sicredi Dexis. A empresa está no mercado desde 2018.
“Nosso objetivo é fechar parcerias para poder rodar, pelo menos, uma prova de conceito e quem sabe virar fornecedor dessas empresas”, completa.
A TOTVS também voltou para o Challenge em 2024 e trouxe como desafios como ter uma geração de leads qualificados dentro do universo B2B e como medir o relacionamento e a experiência dos clientes com a empresa.
“Boa parte das tecnologias que estamos levando para o mercado é fruto de parcerias como essas. Então, se a gente identificar que a solução se encaixa e teremos mercado para atender, com certeza vamos trazer para o nosso portfólio de produtos e de comercialização”, afirma o diretor comercial da TOTVS Oeste, Alessandro Peralta.
O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que processos de inovação aberta são vantajosos tanto para a grande empresa, que consegue acelerar o desenvolvimento de uma solução inovadora, como para a pequena empresa, que abre novos mercados.
“Colocamos as startups para conversar com as grandes empresas para terem a chance de abrir novos mercados mais rapidamente do que se tivessem que bater na porta de cada uma para negociar suas soluções”, analisa Ishikawa.
O Challenge Smart Agro foi promovido pelo Sebrae/PR, pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e pelo Cocriagro.
Participaram como empresas âncoras a Cooperativa Integrada, a TOTVS e a Sicredi Dexis. Previamente ao evento, elas lançaram desafios e oportunidades para que seis micro e pequenas empresas de base tecnológica pudessem se conectar e oferecer soluções para as demandas.
A Clickweb se inscreveu para o desafio pela primeira vez e trouxe três soluções para apresentar durante as rodadas. Com 21 anos de atuação no mercado, a empresa atua com a geração de novos produtos e lançamento de startups.
“Trouxemos para o Challenge casos de sucesso nas áreas de rastreamento de provas do campo, como soja, milho e trigo; integração de unidade climática; e aplicativos e portais para relacionamento com clientes B2B e B2C”, afirma o CEO da empresa, Paulo Henrique Ferreira.
Para o gerente de ciclo de crédito da Sicredi Dexis, André Luiz Zamoro, empresa que estreou no desafio em 2024, o evento foi uma oportunidade de buscar ideias inovadoras para atender aos produtores rurais associados. Entre os desafios propostos aos participantes, estavam o acompanhamento via satélite de propriedades rurais, facilitação de acesso a documentações e mensuração do endividamento dos produtores.
“São desafios mais operacionais do atendimento ao setor do agronegócio. Precisamos de apoio nessa área”, conta Zamoro.
Veterana no Challenge, a Cooperativa Integrada, representada pelo gerente de planejamento e desenvolvimento, André Galletti Junior, trouxe como desafios testes para controle de fraudes ou adulteração de fertilizantes, rastreabilidade de produto e monitoramento climático.
“São desafios que, muitas vezes, dentro da empresa a gente não consegue atender, por isso buscamos parceiros no mercado”, comenta Galletti.
O CEO da Quality Storm, Brahim José Málaque Neto, trouxe soluções para desafios apresentados pela Cooperativa Integrada e Sicredi Dexis. A empresa está no mercado desde 2018.
“Nosso objetivo é fechar parcerias para poder rodar, pelo menos, uma prova de conceito e quem sabe virar fornecedor dessas empresas”, completa.
A TOTVS também voltou para o Challenge em 2024 e trouxe como desafios como ter uma geração de leads qualificados dentro do universo B2B e como medir o relacionamento e a experiência dos clientes com a empresa.
“Boa parte das tecnologias que estamos levando para o mercado é fruto de parcerias como essas. Então, se a gente identificar que a solução se encaixa e teremos mercado para atender, com certeza vamos trazer para o nosso portfólio de produtos e de comercialização”, afirma o diretor comercial da TOTVS Oeste, Alessandro Peralta.
O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que processos de inovação aberta são vantajosos tanto para a grande empresa, que consegue acelerar o desenvolvimento de uma solução inovadora, como para a pequena empresa, que abre novos mercados.
“Colocamos as startups para conversar com as grandes empresas para terem a chance de abrir novos mercados mais rapidamente do que se tivessem que bater na porta de cada uma para negociar suas soluções”, analisa Ishikawa.
O Challenge Smart Agro foi promovido pelo Sebrae/PR, pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e pelo Cocriagro.